• CENTRO SOCIAL NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA


    Monte Carvalho – Ribeira de Nisa/ Portalegre

  • VISITE-NOS


    Bem-vindo à nossa instituição!

  • CONTEXTO DE NATUREZA


    Qualidade, responsabilidade e respeito num centro rural e humanizado

Sobre Nós


É uma instituição credível e de referência, onde imperam a qualidade, da responsabilidade e dignificação e respeito. Contribui para o bem-estar, conforto e tranquilidade dos seus utilizadores, através da humanização dos serviços e dignificação das relações, em prol do respeito pelo próximo.

MISSÃO

Satisfazer os nossos utentes, cuidando todos os dias no sentido de aumentar as suas capacidades físicas e cognitivas, gerando-lhes assim qualidade de vida e uma melhoria significativa no seu processo de envelhecimento. Respeito, dignidade e excelência no modo de agir são os valores que nos definem!

OBJETIVOS

O Centro Social Nossa Senhora da Esperança, nas suas ações, tem como objetivos:
• Oferecer aos idosos um espaço vivo, socialmente organizado e adaptado às suas idades, para que possam viver e conviver de acordo com a sua personalidade, promovendo ainda as relações sociais;
• Prestar aos utentes os cuidados de que carecem, proporcionando serviços permanentes e adequados à sua problemática biopsicossocial;
• Contribuir para a estabilização e/ou retardamento do processo de envelhecimento;
• Criar condições que permitam preservar e incentivar relações familiares e potenciar a integração social.
O Centro Social Nossa Senhora da Esperança oferece apoio social à pessoa idosa, com alojamento coletivo, de utilização permanente ou temporária/férias, fornecimento de refeições, cuidados de higiene e conforto e cuidados de saúde, fomentando o convívio e proporcionando animação sociocultural e a ocupação dos tempos livres dos seus utentes. É com base nesta oferta e nos seus objetivos que a instituição é solicitada por todos os que aqui convivem!

Respostas sociais


O Centro Social Nossa Senhora da Esperança, em alternativa à ausência de resposta no meio natural de vida do idoso e empenhando-se para que os seus utentes usufruam dos seus direitos fundamentais de identidade e autonomia, oferece as seguintes respostas sociais:

Alojamento em Estrutura Residencial para Idosos (ERPI)

Constituída num contexto humanizado e personalizado, tendo em conta as efetivas necessidades específicas de cada indivíduo, numa visão integral e integrada da sua condição física, psíquica, emocional, cultural e social. Desenvolvida também em equipamento destinado a residência acompanhada sob o ponto de vista técnico, de saúde e afectivo.

Centro de Dia

Permite o acolhimento parcial do utente mantendo-o no seu meio habitual, melhorando a sua qualidade e vida e manutenção diária, potenciando ainda um conjunto de ações destinadas a promover o seu bem-estar, a convivência, integração social e desenvolvimento pessoal.

Apoio domiciliário

Prestação de cuidados e serviços a pessoas que se encontram no seu domicílio, porém, em situação de dependência ou com limitações físicas e/ou psíquicas, assegurando a satisfação das suas necessidades básicas e específicas, no contexto da sua vida diária, apoiando-as ainda com diversas atividades sócio-recreativas.

Cantina Social

No sentido de ajudar pessoas e famílias mais carenciadas, o fornecimento de refeições para consumo fora da instituição poderá ser garantido por esta.


Em complemento às Respostas Sociais, dispõe dos seguintes serviços:


ALOJAMENTO

Todos os quartos (triplos, duplos e simples) estão equipados com casa de banho, aquecimento central e “campainha”. A ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) dispõe de todas as condições e conforto, espaço e enquadramento no meio envolvente. Está ainda equipada com todos os materiais e dispositivos de segurança específicos exigidos.

ROUPA

Tratamento de roupa pessoal e de cama. 

VIGILÂNCIA

24 horas por dia, durante a sua permanência na ERPI.

ALIMENTAÇÃO

As ementas são afixadas semanalmente e elaboradas de modo a responder às necessidades e gostos dos utentes. A existência de dietas especiais terão lugar em caso de prescrição médica.

HIGIENE PESSOAL

São proporcionados todos os cuidados fundamentais que asseguram uma higiene pessoal adequada.

CUIDADOS DE SAÚDE

Os utentes têm direito a assistência de enfermagem nas instalações da instituição.

ANIMAÇÃO

Com o objetivo de tornar a vida do idoso mais agradável, minimizando o seu isolamento social e inatividade, realizam-se regularmente diversas atividades de animação sociocultural.

COMUNICAÇÃO COM O EXTERIOR

Os idosos são incentivados a relacionarem-se com grupos e estruturas de organização social, bem como a comunicarem com familiares e vizinhança.

Todas as entradas e saídas dos utentes devem ser combinadas previamente. Os utentes podem sair à rua durante o dia, desde que tenham o parecer do responsável.

Visite-nos


Espaço amplo e renovado, com infraestruturas e condições adequadas à boa mobilidade e conforto dos utentes.

Órgãos Sociais


Composição dos Órgãos Sociais da nossa instituição:

DIREÇÃO

Presidente
Valentim Manuel Mourato Nunes
Secretário
João Manuel Reia Roque
Tesoureiro
José Francisco Marmelo Cid

ASSEMBLEIA GERAL

Presidente
João Manuel Martins Vintém
1º Secretário
Francisco Manuel Frutuoso Carriço
2º Secretário
José Manuel da Encarnação Belo

CONSELHO FISCAL

Presidente
Joaquim José Ramiro Bagina
1º Vogal
Joaquim Manuel Garção Martins
2º Vogal
João Ramiro Bagina